O uso de novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) pode potencializar o aprendizado, principalmente quando falamos de uma geração ousada, com fome de aprendizado e com grande necessidade de conhecimento. A geração Y, nascida a partir da década de 80, caracteriza-se por uma rapidez na tomada de decisões e por não temer dificuldades. Está sempre buscando novas formas de aprender.

A educação à distância (EAD) envolve, ao mesmo tempo, autonomia dos alunos e a interação entre eles e o professor, permitindo uma melhor administração do tempo, visto que a geração atual é muito mais dinâmica, quer fazer tudo ao mesmo tempo. Mas o desafio não se remete apenas aos alunos. Todos os profissionais relacionados a EAD precisam estar sempre atualizados.

A EAD faz com que o professor reconsidere seu papel, trocando a posição de instrutor pela de mediador. Deixa de ser o centro, o detentor único das informações para assumir o papel de orientador. Desta forma, o aprendizado torna-se mais descentralizado, mais democratizado e as responsabilidades distribuídas.

Na EAD, o processo de construção do conhecimento ocorre de forma diferente do que na educação tradicional, em que o aluno torna-se mais responsável pelas atividades a serem realizadas. Há aqueles que ainda preferem o modelo tradicional de ensino, não conseguem ter a responsabilidade de respeitar os horários, precisam ser cobrados. Seja qual for o modelo de ensino escolhido, o princípio básico continua o mesmo: dedicação.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado