Orientações sobre Acessos
Professoras e professores, aqui vocês encontrarão as orientações oficiais sobre os acessos aos portais do Colégio Conhecimento.
Portal Online
Também conhecido como Portal do Professor, é a principal ferramenta de uso dos nossos educadores. O portal, após sua identificação, verifica os seus papéis dentro do sistema Unimestre e lhe oferece logar com o perfil/grupo escolhido: professor, responsável acadêmico/financeiro ou outra função que desempenha na instituição.
Em construção...
Aplicativo Conhecimento (APP)
Este canal é destinado a alunos e seus responsáveis. Se você, professor/a, for responsável por algum aluno do Colégio Conhecimento, siga as instruções nesta página para instalar e acessar o APP. (em construção)
Portal EAD
É o mais novo recurso que dispomos. Sua função é a possibilidade de realizarmos o processo de ensino e aprendizagem à distância, o que chamamos de EAD. Seus recursos são:
- Criação de cursos (que para nós será a disciplina e são criados pela secretaria)
- Criação dos conteúdos divididos em tópicos
- Inserção de materiais como: textos, arquivos, links de vídeos...
- Criação de provas online com cadastro de questões
- Criação de trabalhos/atividades
- Abertura de canais de comunicação como Chat e Fórum
- Acompanhamento dos acessos e atividades dos alunos
- Entre outras funcionalidades
ACESSO
O acesso se dá com as mesmas credenciais do Portal Online, ou seja, um usuário e senha fornecidos pela secretaria que dão acesso a todos estes canais Unimestre. Para acessá-lo, siga os seguintes passos:
- Acesse o endereço: Portal EAD Conhecimento (também há um atalho em seu Portal Online em construção)
- Digite o seu usuário e senha e clique em entrar.
- Caso tenha esquecido sua senha e há um e-mail seu cadastrado no Unimestre, clique em "Esqueceu a senha?" e siga as orientações.
COMO USAR
Após o acesso, siga estes passos:
- O portal mostra inicialmente o Painel de Controle, uma tela inicial com os recursos e monitoramentos das aulas do professor
- Cursos: é neste botão que o professor irá gerenciar suas aulas.
- Na tela seguinte há as disciplinas/turmas cadastradas para o professor. Há 3 ações aqui: Editar
- Conteúdos
- Excluir
. Você só irá usar o Editar para ativar o curso e o Conteúdos para preparar suas aulas.
- Editar: embora você tenha a permissão para mudar as informações, você só irá Ativar o seu curso. Após isso o seu aluno já tem acesso.
- Conteúdos: É aqui a sua mesa de trabalho. Siga as orientações:
- Conteúdos/Tópico: clique em Tópico e informe o nome da aula que você dará. Após confirmar, abrirá outro menu:
- Arquivo: disponibilize para o aluno materiais como: Documento, Planilha, Imagem e Arquivo Compactado... que estão em seu computador.
- Conteúdo Pearson: estamos em contato com o COC para a disponibilização de recursos extras direto no EAD Conhecimento (informaremos)
- Conteúdo via LTI: não usaremos
- Link: disponibilizar outros recursos que estão na internet bastando indicar o link (endereço) deste recurso. Pode-se, também, enviar um documento compactado.
- Prova: cadastro de avaliações com os recursos de EAD que podem gerar nota para o diário de classe ou só como exercício. Nesta tela o professor cria as questões que irão compor o seu banco de questões.
- Texto: insira textos que irão aparecer na área do aluno: boas vinda, introduções, orientações.
- Trabalho: após cadastrar o título e a descrição do trabalho, o professor pode incluir um documento orientador, informar qual a nota do trabalho. Como retorno do aluno, pode solicitar uma resposta descritiva, o envio de um documento e colocar a regra de edição após o envio ou não. Como na prova, este trabalho pode ser só um exercício ou integrar a nota com o diário de classe e o portal do aluno.
- Vídeo: aqui disponibilizaremos o link dos nossos vídeos ou daqueles que elegemos na internet: Youtube, Vimeo ou outro link (Mp4)
- Importar Tópico: caso você tenha mais de um curso/disciplina, poderá importante o tópico com os conteúdos para a aula desejada.
- Turma: é a página para programação da liberação dos conteúdos. Você pode determinar quando será liberado e se haverá um fechamento do conteúdo ou não.
- Cronograma: dos conteúdos que foram criados
- Banco de Questões: gerenciamento do seu banco de questões, se houver.
- Matrículas: automático, feito pela secretaria e a equipe de TI
- Sobre: informações sobre a ementa do curso
- Conteúdos/Tópico: clique em Tópico e informe o nome da aula que você dará. Após confirmar, abrirá outro menu:
- Acompanhar progresso: Acompanhamento do Progresso dos Alunos podendo usar filtros para seleção.
- Correção: É o local onde aparecerão as provas e trabalhos solicitados aos alunos. Os que responderem, estarão disponíveis aqui para o professor acompanhar ou corrigir.
Abaixo destes menus, acima descritos, aparecem informações que nos ajudam a acompanhar o andamento dos alunos em seu curso.
TUTORIAL EM VÍDEO
Segue um vídeo tutorial feito exclusivamente para os nossos professores do Colégio Conhecimento:
Seguem outros vídeos que podem ajudá-los no Portal EAD: https://vimeo.com/showcase/6887169